Sobre o curso

O curso Estratégia de Prevenção e Controle da Obesidade Infantil (Proteja) visa possibilitar aos gestores e profissionais da saúde o reconhecimento da obesidade infantil como um problema prioritário da saúde pública e compartilhar a responsabilidade na implementação das ações desta Estratégia. O material está organizado em três unidades de estudos em que são apresentadas as 20 ações essenciais do Proteja.

Na unidade 1, será explicada a Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), seu contexto de criação, com a descrição do excesso de peso em crianças e adolescentes no Brasil e a contextualização da importância e urgência dessa iniciativa. Nela o Proteja será apresentado quanto à sua forma, finalidade, funcionamento, financiamento e monitoramento.

Na unidade 2, será dado enfoque às ações essenciais dos eixos de Responsabilização e Organização, devido a relevância destas para a consolidação do Proteja. Será enfatizada a necessidade do gestor da saúde, que será a referência técnica do programa no município, realizar articulação com todos os setores que são importantes para implementar as ações essenciais e complementares no município por meio da formação de um grupo de trabalho intersetorial. A constituição de um espaço intersetorial de gestão compartilhada em etapas iniciais do Proteja é um passo fundamental para otimizar a elaboração do plano de ação. Serão abordadas também as formas de inserção das ações de prevenção e cuidado da obesidade infantil nos instrumentos da gestão municipal de saúde, tais como o Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão.

Na unidade 3, serão apresentadas as demais ações essenciais do Proteja que compõem os eixos de Primeiro Contato, Transformação, Educação, Janela de Oportunidade e Ambientes. Abordaremos as ações de vigilância alimentar e nutricional, diagnóstico precoce e cuidado adequado às crianças, adolescentes e gestantes no âmbito da APS; as ações de educação alimentar e nutricional e promoção da atividade física nas escolas, unidades de saúde e em outros espaços do território; as ações de educação permanente e formação profissional; as ações de comunicação e ações intersetoriais e de caráter comunitário que promovam ambientes saudáveis e apoiem a alimentação saudável e a prática de atividade física nas cidades.

Ao longo das unidades serão disponibilizadas narrativas sobre um município fictício, chamado Florão, com exemplos e caminhos possíveis para facilitar implementação e a operacionalização das ações essenciais do Proteja no seu contexto de trabalho. Lembre-se que não há uma regra a ser seguida, as narrativas são pontos de partida que devem ser adaptados a realidade de cada município. Siga seus estudos acessando a primeira unidade de estudos.