Reconhecendo a realidade
Neste módulo discutimos os fatores de risco, as possibilidades de intervenção e os recursos para prevenção do suicídio. Para desenvolver estas ações é importante o conhecimento dos fatores de risco para sua identificação precoce e dos fatores de proteção, que diminuem a probabilidade de levar adiante o suicídio, mesmo quando vários fatores de risco estão presentes. Os profissionais de saúde e a Rede de Atenção à Saúde (RAS) tem papel fundamental na prevenção ao suicídio.
As Unidades Básicas de Saúde são porta de entrada preferencial e por isto, é necessário que exista uma articulação entre os pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a equipe de Atenção Primária à Saúde para o fortalecimento da prevenção do suicídio.
Outro ponto importante da Rede seria articular e integrar os serviços de urgência e emergência com a rede de Atenção Primária à Saúde para realizar cuidado longitudinal no âmbito das políticas de assistência social e da proteção e garantia dos direitos humanos.
Os profissionais de saúde podem ser dispositivos-chave na formação da Rede de saúde para atendimento e apoio social. Lembrando que a notificação da tentativa de suicídio deve ser realizada pelo profissional de saúde que prestar o primeiro atendimento à pessoa que tentou o suicídio, em até 24 horas após o atendimento. Diante disso, discuta e compartilhe experiências com os colegas, refletindo sobre as questões abaixo. Quais os principais fatores de risco para o suicídio da população do território que você atua? Quais estratégias você pode adotar, no seu território, para a pessoa em situação de risco para o suicídio? Continue seus estudos respondendo as questões avaliativas referentes ao curso.