Prevenção
ao suicídio
Saúde do Homem

Desafio

Nosso primeiro desafio é compreender que o comportamento suicida é um problema de saúde pública. As ideações suicidas caracterizam-se por pensamentos de morte e podem ser acompanhadas de planos estruturados ou não, imediatos ou não, sendo uma situação que requer intervenção de saúde imediata.

Os padrões sociais atribuem pouca atenção e pouca discussão sobre o comportamento suicida, na formação de profissionais e também nas instituições de saúde, quando estas não possuem relação direta com a saúde mental.

Neste sentido é necessário definir estratégias de acompanhamento dos casos, e de apoio aos profissionais, tanto para a notificação quanto para o cuidado e a atenção em rede.

A identificação dos fatores de risco permite que essas estratégias estejam alinhadas às reais necessidades da comunidade, e que seja realizado acompanhamento por meio de programas de prevenção e tratamento adequados. O profissional de saúde podem ser dispositivos-chave na busca e sensibilização de fontes de apoio na rede de saúde. Durante a leitura do módulo, procure identificar os fatores de risco; desenvolver estratégias de manejo sobre o comportamento suicida; e ampliar o seu repertório de recursos na prevenção do ato suicida e posvenção.