ATENÇÃO A HOMENS E MULHERES
EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO

Análise da Situação

Prezado aluno!

A partir do vídeo e do conteúdo que você acessou, convidamos você a refletir sobre a situação apresentada.

Durante a entrevista a psicóloga Simone Alvin relata que alguns profissionais de saúde tem dificuldade na atenção a casais em situação de violência que não desejam se separar.

Vale ressaltar que a violência pode estar presente nas relações entre homens e mulheres como forma de comunicação e muitas vezes, esse padrão é aprendido na infância com a observação do relacionamento parental.

Sendo assim, é importante, que você como profissional realize a atenção à saúde de toda família deste casal, impedindo assim que o ciclo permaneça.

No vídeo é enfatizado a dificuldade que homens e mulheres em situação de violência tem ao procurar os diferentes serviços de atenção. Por que você acha que isso ocorre?

Para garantir a qualidade da atenção vale destacar a importância da articulação entre os diferentes campos profissionais, e que independente da resolução da situação de violência o atendimento por parte do profissional deve preconizar o sigilo e garantir a segurança das informações, desenvolvendo atitudes compreensivas, evitando sempre o julgamento e a crítica.

Para terminar esta atividade gostaríamos de lançar uma reflexão a respeito da dificuldade descrita no vídeo que alguns homens encontram em procurar os serviços de ajuda. Por que você acha que esta situação ocorre?

Um dos motivos é a dificuldade que a sociedade tem em considerar os homens como potenciais sofredores de agressão, em função das concepções de gênero presentes na sociedade.

Assim, vale destacar que durante a atenção à saúde uma postura de respeito e não julgamento poderá tornar o ambiente seguro e favorável ao desvelamento da situação de violência vivenciada.

Agora que você finalizou essa atividade, siga adiante em seus estudos passando para a próxima etapa e não se esqueça de que o empoderamento da pessoa em situação de violência, é fator primordial para que a realidade de homens e mulheres em situação de violência seja modificada.

Bons estudos!