VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO:
DEFINIÇÕES E TIPOLOGIAS

Análise da Situação

Neste momento, você já acessou a situação problema e conheceu o conteúdo deste curso. Agora convidamos você a refletir sobre a situação de violência apresentada na atividade audiovisual.

Comportamento controlador é uma forma de violência que podemos observar com frequência entre parceiros íntimos. Ela é caracterizada por comportamentos de restringir a liberdade de expressão, de ir e vir do parceiro, em proibições de sair e nas desconfianças quanto a infidelidade e ciúmes excessivos.

Algumas vezes pelo fator cultural e exigências do parceiro podem ser interpretadas como manifestações de zelo pelo parceiro íntimo.

Durante a narrativa você observou que a violência psicológica foi utilizada por ambos em várias situações? É importante lembrar que a violência psicológica muitas vezes acontece em proporção maior que a física, e incluem insultos, humilhação, degradação pública, intimidação e ameaça. Podendo ser observada em: relatos de xingamentos, de ameaças e de desconfianças.

Devemos alertar para o fato de que este tipo de violência apesar de não deixar marcas pode causar danos permanentes em termos de autoestima e autoimagem trazendo maior risco para distúrbios do sono, ansiedade e depressão.

O relato destaca a vergonha e vontade em esconder os sinais de agressão física dos profissionais, você conseguiu identificar a violência física?


É importante lembrar que a violência física ocorre quando uma pessoa está em relação de poder com a outra, podendo causar ou tentar causar dano não-acidental, por meio do uso da força física.

Tal violência pode se manifestar de várias formas incluindo: tapas; empurrões; socos; mordidas; cortes; estrangulamento; queimaduras; lesões e etc.

Dentre os tipos de violência por parceiros íntimos, a sexual é uma das mais difíceis de ser reconhecida e assumida por quem sofre.

A violência sexual, embora seja difícil de ser reconhecida entre parceiros íntimos ela acontece, principalmente em culturas onde a prática sexual não consensual é tida como um dever da esposa. Essa invisibilidade se explica pelo constrangimento que as mulheres apresentam em denunciar por ocorrerem no interior das relações por parceiro íntimo.

Ao passar para a próxima etapa não se esqueça dos conceitos sobre violência apreendidos até o momento. Eles serão muito úteis no seu cotidiano de trabalho de atenção à saúde.

Para finalizar esse curso você precisa realizar a avaliação de aprendizagem.