POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO
DA VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO

Análise da Situação

Prezado aluno!

Tomando por base a situação problema e o conteúdo acessado, convidamos você a refletir sobre o assunto.

O vídeo da atividade destaca que nos últimos anos as denúncias de violência tem crescido, isso mostra que as mulheres estão se sentindo seguras para falar sobre essa situação e também acreditando mais nas políticas públicas. Tal atribuição se dá ainda mais após a criação da Lei Maria da Penha que ampara a mulher de forma mais completa.

Você percebeu que também foi discutido no vídeo que a violência por parceiros íntimos não é apenas um problema do casal? Podemos atribuir a responsabilidade a toda sociedade, aos órgãos governamentais e também a você enquanto profissional que cuida da saúde de sua comunidade.

Portanto destacamos a importância de compreender as políticas públicas que abordam a violência, pois o conhecimento deste tema para o profissional de saúde pode significar uma importante estratégia de prevenção e combate a violência. Além de facilitar o uso das ferramentas disponíveis e das redes existentes que são essenciais para o encaminhamento correto das situações que chegam à sua unidade de saúde.

Sendo assim, buscamos relembrar seu papel enquanto profissional e das competências que lhe são exigidas para tal, afim de estimula-lo a adotar nova postura frente aos atendimentos realizados.

Desejamos que este conteúdo tenha subsidiado você a conhecer como as políticas e entidade voltadas à violência estão engajadas para diminuir a ocorrência dessas situações, e o sensibilizado a reconhecer e saber quais ferramentas disponíveis para o auxiliar quando necessário.

Pronto para seguir a diante?

Agora você já pode realizar a avaliação de aprendizagem.