VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO
NO CONTEXTO FAMILIAR

Situação Problema

O desabafo de Adriana

Em reunião de equipe na unidade de saúde, a enfermeira Raquel manifestou-se preocupada com a situação familiar de Adriana, esposa de Marcos há 11 anos, com quem tem duas filhas, uma de 5 e outra de 14 anos.

A preocupação de Raquel começou quando Adriana, que tem diabetes e utiliza medicamento de uso contínuo, não compareceu à unidade de saúde para a consulta de acompanhamento. Raquel decidiu então solicitar à agente comunitária de saúde que entrasse em contato com Adriana para saber o motivo do não comparecimento, uma vez que ficaria sem o medicamento.

Adriana informou que estava dormindo no hospital, pois sua filha mais nova estava internada no Hospital Infantil, com diagnóstico de baixo peso e úlcera gástrica. Por sua vez, a mais velha precisava ir ao dentista, porque estava “rangendo” os dentes enquanto dormia. Além disso, sua sogra, que ajudava em casa atendendo às crianças, viajou para cuidar de outra filha que teve bebê.

Em um desabafo, Adriana contou que estava difícil a relação com o marido, pois discutiam muito, e em alguns momentos agrediam-se fisicamente, na frente de toda a família.